foto1
foto1
foto1
foto1
foto1

Music Addict

Curiosidades, artistas e muito mais!

eminem

Marshall Bruce Mathers III, mais conhecido pelo seu nome artístico Eminem (St. Joseph, 17 de outubro de 1972), é um rapper, compositor, produtor musical e ator estadunidense. Adquiriu rápida popularidade em 1999 com o lançamento do disco The Slim Shady LP, o qual venceu o Grammy Award de Melhor Álbum de Rap do ano. O seu próximo trabalho, The Marshall Mathers LP, se tornou o álbum solo mais vendido na história dos Estados Unidos. Tal fato o tornou conhecido no mundo inteiro, e ajudou para a divulgação de sua gravadora, a Shady Records, e do seu grupo, o D12.

The Marshall Mathers LP e o seu terceiro disco, The Eminem Show, também conquistaram o Grammy Awards, tornando ele o primeiro artista a conquistar o prêmio de Melhor Álbum de Rap do ano por três vezes consecutivas. Em 2003, venceu o Oscar de melhor canção original com "Lose Yourself", que esteve presente no seu filme semi-biográfico, 8 Mile. "Lose Yourself" iria se tornar o single que por maior tempo ocupou a primeira posição das paradas de hip hop.[4] Em 2004, boatos sobre o fim de sua carreira foram anunciados após o lançamento do álbum Encore, que foram encerrados com o anunciação de Relapse, oficialmente disponibilizado em 15 de maio de 2009. De acordo com a Nielsen SoundScan, Eminem é o artista que mais vendeu na década nos Estados Unidos e atualmente está na 30ª posição de recordistas de vendas de discos da história do país segundo o ranking da RIAA,[5] e no mundo tem cerca de 115 milhões de álbuns vendidos,[6] tornando-o um dos artistas recordistas de vendas de discos.[7][8] Em 2010, lançou Recovery, no qual estava presente o single "Love the Way You Lie", que foi um enorme sucesso comercial. Recovery tornou-se o sexto álbum consecutivo de Eminem a estrear na primeira posição das paradas do Estados Unidos. De início, o álbum ficou por cinco semanas consecutivas no topo, retornando posteriormente para outras duas, e somando sete semanas em primeiro lugar, no total.

Eminem foi escolhido como o 79º na lista dos "100 Melhores Artistas de Todos os Tempos" da VH1.[10] Em uma lista similar, foi ranqueado em 82º pela revista Rolling Stone.[11] Incluindo o trabalho com o D12, Eminem acumula 9 álbuns no topo da Billboard Top 200, sendo 7 solo (6 de estúdio, 1 compilação) e 2 com o D12. Ele tem 13 singles na primeira posição em todo o mundo.[12] Tal sucesso fez Eminem ser reconhecido pela Billboard como o Artista da Década.[13] De acordo com a mesma Billboard, o rapper teve dois dos cinco álbuns mais vendidos entre 2000 e 2009.[13] Eminem também já vendeu mais de 17 milhões de downloads de suas músicas apenas nos Estados Unidos.[14] Em 2010, a MTV classificou Eminem como o sétimo maior ícone da história da música pop.[15] Em 2009, Eminem foi eleito, em votação popular, o melhor rapper de todos os tempos pela revista Vibe, vencendo Tupac na final.[16] As composições de Eminem rendeu controvérsias; alguns críticos consideraram as suas letras como misógenas e homofóbicas, com características de discurso de ódio.[17][18][19] Em 2006, a ABC News intitulou-o como o "músico mais polêmico do novo milênio".