info@company.com

12-345-678

Acessos: 28

prius

A Toyota abre e fecha este top 7 dos carros híbridos mais baratos actualmente à venda no mercado nacional, desta feita com o Toyota Prius, o “pai” de todos os híbridos, se assim o quisermos chamar.

 

Lançado pela primeira vez em 1997, este carro mostrou desde logo a preocupação da Toyota com o ambiente, tentando alertar o mundo para aquilo que se viria a passar, apostando fortemente nas presenças em vários filmes e série de Hollywood, e sensibilizando artistas para adquirirem este modelo (isto tudo muito antes desta nova onda de “influencers”). Uma jogada de marketing verdadeiramente genial por parte desta construtora japonesa.

No entanto, toda a fama é passageira, e para ser um verdadeiro carro de sucesso, a Toyota teve que demonstrar que o Prius era um carro quase “indestrutível”, tal como todos os outros Toyotas, e que esta tecnologia moderna (não se esqueçam, falamos ainda dos finais do séculos XX) seria tão fiável como qualquer Hilux Diesel, que tal como mostrou o programa Top Gear em 2008, é capaz de cair de um prédio de mais de 30 andares e ainda assim conseguir que o seu motor trabalhasse, e quando muito se fala sobre a duração das baterias, e nos custos associados à substituição deste componente, eis que basta irmos ao país vizinho (Espanha) e visitarmos qualquer praça de táxis, onde vários são os Toyota Prius com mais de 10 anos e com mais de 1 000 000 de km no odómetro.

Apesar da estética não ser consensual, este é sem dúvida um carro muito prático, fiável, e com consumos inferiores a 3L/100km, isto claro, derivado da estética. O Prius não foi um carro pensado para ser bonito mas sim funcional e amigo do ambiente.